news.med.br
Homens jogadores de futebol de elite tinham 1,5 vezes mais chances de desenvolver doenças neurodegenerativas principalmente demência1 do que controles populacionais, descobriu um estudo publicado no The Lancet Public Health. A doença de Alzheimer2 e a demência1 foram 62% mais comuns entre os jogadores de futebol do que os controles. Os goleiros não tiveram um risco aumentado de doença neurodegenerativa, mas os jogadores de linha tiveram, sugerindo que golpes repetitivos de cabecear a bola podem ser um fator.
[Mais...]
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o inibidor de BRAF dabrafenibe (Tafinlar) combinado com o inibidor de MEK trametinibe (Mekinist) para o tratamento de pacientes pediátricos com 1 ano ou mais com glioma de baixo grau com uma mutação1 V600E no gene BRAF que requerem terapia sistêmica. Resultados do estudo TADPOLE de fase II/III mostraram que pacientes randomizados para receber Tafinlar + Mekinist experimentaram uma melhora estatisticamente significativa na taxa de resposta geral de 47% em comparação com 11% para aqueles randomizados para receber quimioterapia2. Em um acompanhamento médio de 18,9 meses, a sobrevida3 livre de progressão mediana foi de 20,1 meses com Tafinlar + Mekinist em comparação com 7,4 meses com quimioterapia2.
[Mais...]
Para pacientes1 internados na unidade de terapia intensiva2 com pneumonia3 grave adquirida na comunidade, o tratamento com hidrocortisona levou a um menor risco de morte em 28 dias em comparação com o placebo4, mostrou um estudo publicado no The New England Journal of Medicine. Entre quase 800 pacientes que receberam a terapia padrão, a morte ocorreu até o dia 28 em 6,2% daqueles no grupo de hidrocortisona em comparação com 11,9% daqueles no grupo de placebo4.
[Mais...]
Altas doses de sucralose um potente substituto do açúcar1 sem calorias2 reduzem as respostas imunes em camundongos, descobriu um estudo publicado na revista Nature. De acordo com as descobertas, esse adoçante artificial comumente usado tem um efeito modulador inesperado nas células3 T. No geral, os achados sugerem que uma alta ingestão de sucralose pode atenuar as respostas mediadas por células3 T, um efeito que pode ser usado na terapia para mitigar4 distúrbios autoimunes5 dependentes de células3 T.
[Mais...]
Para pacientes1 com melanoma2 ressecável avançado, o tratamento com pembrolizumabe antes e depois da cirurgia levou a melhores resultados sem toxicidade3 adicional. Os achados são de um estudo publicado no The New England Journal of Medicine. Com um acompanhamento médio de 14,7 meses, os 154 pacientes do grupo neoadjuvante-adjuvante tiveram uma sobrevida4 livre de eventos significativamente maior do que os 159 pacientes do grupo apenas adjuvante. As taxas de sobrevida4 livre de eventos em dois anos foram de 72% no grupo neoadjuvante-adjuvante versus 49% no grupo apenas adjuvante.
[Mais...]
As células1 nas quais todo o genoma foi duplicado não aumentam a síntese de proteínas2 para lidar com o aumento do DNA. Em vez disso, uma escassez de proteínas2 que regulam o empacotamento do DNA no núcleo leva a uma segregação deficiente das estruturas do DNA, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento do câncer3. Os achados são de um estudo publicado na revista Nature, no qual os pesquisadores relatam como a duplicação de todo o genoma leva à perda oncogênica da segregação da cromatina4.
[Mais...]
Novas descobertas, baseadas em experimentos em camundongos e células nervosas1 humanas, e publicadas na revista Neuron, apontam para novos caminhos para retardar a disfunção neuronal e tratar a esclerose2 lateral amiotrófica (ELA), uma doença fatal do neurônio motor. Especificamente, os pesquisadores descobriram que a inativação de uma molécula no cérebro3 ligada à inflamação4 previne danos celulares em neurônios5 humanos e retarda a progressão da ELA em camundongos. Identificou-se, assim, a gasdermina E como um executor da disfunção mitocondrial neuronal que pode contribuir para a neurodegeneração.
[Mais...]
A FDA aprovou o zavegepant intranasal (Zavzpret) para enxaqueca1 aguda, tornando-o o primeiro spray nasal antagonista2 do receptor do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina3 (CGRP) com essa indicação, anunciou a farmacêutica Pfizer. O zavegepant é indicado para o tratamento da enxaqueca1 com ou sem aura e não é indicado para prevenir a enxaqueca1. Em um dos ensaios principais, cujos resultados foram publicados no The Lancet Neurology, a administração intranasal com o antagonista2 do receptor de CGRP foi significativamente superior ao placebo4 nos desfechos co-primários de ausência de dor (23,6% vs 14,9%) e ausência do sintoma5 mais incômodo (39,6% vs 31,1%) 2 horas após a dose. Aos 15 minutos após a dose, 15,9% do grupo zavegepant relatou alívio da dor, em comparação com 8,0% do grupo placebo4.
[Mais...]
Estudo publicado no The Lancet Neurology estudou a influência da pressão arterial sistólica1 (PAS) de admissão no resultado funcional e no efeito da trombectomia endovascular para o tratamento do AVC isquêmico2. Os resultados indicam que a pressão arterial sistólica1 alta na admissão foi associada a um pior resultado funcional após AVC, mas a PAS não pareceu anular o efeito da trombectomia endovascular. Esse achado sugere que a pressão arterial sistólica1 de admissão não deve formar a base para decisões de suspender ou adiar a trombectomia endovascular para AVC isquêmico2.
[Mais...]
A infecção1 materna pelo vírus2 da hepatite3 B (HBV) antes da gravidez4 foi significativamente associada a cardiopatias congênitas5 (CCs) na prole, mostrou um estudo de coorte6 retrospectivo7 da China, publicado no JAMA Pediatrics. Em comparação com mulheres não infectadas, aquelas com infecção1 por HBV antes da gravidez4 tiveram um risco maior de cardiopatia congênita8 na prole, com uma razão de risco relativo ajustada de 1,23. Foi relatado também que a infecção1 pelo HBV afeta não apenas os oócitos, mas também o esperma9, e pode haver um efeito de interação dos estados de infecção1 por HBV pré-concepção10 dos cônjuges.
[Mais...]
Mostrar: 10 51 a 60 (Total: 3508)
|